Review TuneUp Utilities 2014

Nesse review, apresentaremos para vocês o TuneUp Utilities 2014.

É importante frisar que esse software se propõe a otimizar seu PC, entretanto, como qualquer outro software da mesma categoria, ele jamais fará milagres. O uso consciente por parte do usuário é e sempre será a melhor ferramenta de otimização que existe.

O processo de instalação do software é bem simples. Sendo a primeira tela apresentada abaixo:


Caso você queira fazer o processo de instalação avançado do software, basta clicar em "Instalação personalizada". Do contrário, marque as opções de "Aceito os termos de licença" e "Li a política de privacidade" e, posteriormente, clique em "Instalar".

Logo depois, a tela que deverá aparecer é a de preparação de instalação e, após a instalação do software, ele já faz automaticamente a verificação por atualizações.

Por fim, a seguinte tela é apresentada:


Nessa tela você tem a opção de cadastrar seu email na base da empresa criadora do TuneUp e, dessa maneira, você receberá atualizações/notícias em seu email. Eu optei por ignorar essa etapa.

A tela seguinte já é a tela onde podemos iniciar o processo de utilização do software:

Ao clicar em "Iniciar análise" o programa começa a trabalhar fazendo uma análise para:
  1. Limpeza de registro;
  2. Desfragmentação de registro;
  3. Remoção de atalhos corrompidos;
  4. Organização do Windows e programas;
  5. Limpeza dos navegadores;
  6. Otimização da inicialização e encerramento do sistema;
  7. Desfragmentação do disco rígido.
Para saber o que cada uma dessas ações significa é só você parar o cursor do mouse em cima de uma das opções na tela abaixo que uma caixa com explicações aparecerá (ponto para o programa!).


Após a análise ser executada, o programa apresenta uma tela com tudo que ele encontrou de forma resumida:


Ao clicar em "Executar manutenção", o aplicativo automaticamente faz a otimização do seu PC.

No fim da otimização a tela apresenta a seguinte configuração:


Logo após clicar na opção "Ir para o painel", você será levado para a seguinte tela:


Nessa tela você visualiza de forma ampla tudo que o programa pode fazer. Merecem destaque as opções "Modo de PC" e "Potencial de otimização".
  • "Modo de PC" permite que determine como deseja que seu harware e software trabalhem em determinado momento. Por padrão, o modo é o "Normal", mas se, por exemplo, seu notebook não está na bateria e você deseja economizar recursos, o modo "Economy" se mostra uma boa alternativa.
  • "Potencial de otimização" mostra como está a otimização do PC através do TuneUp. Vejam que na imagem acima, meu notebook está com uma otimização mediana, ou seja, ainda há bastante a ser feito com o programa.
A opção "Desempenho do PC" é muitíssimo interessante para quem deseja sempre o melhor desempenho possível do seu computador, mas não sabe como fazer nem por onde começar.

"Estado do PC" mostra se há algum problema a ser resolvido e quais são esses problemas. No meu caso, ele indicou 3 problemas: UAC desativado (por opção minha prefiro manter assim), Compartilhamento administrativo ativado (necessito para diversas atividades no trabalho) e que meu HD nunca foi verificada para erros. O interessante do "Estado do PC" é que ele apresenta o "problema", diz o que é e indica como resolver tal problema (mais um ponto para o programa!).

"Centro de recuperação" funciona como um backup do sistema/ponto de restauração. Útil caso alguma otimização não tenha saído como esperado.

Em síntese, o programa demonstra ser extremamente completo e muito bem pensado no usuário final. Suas funções e recursos, de fato, consideram que nem todas as pessoas possuem conhecimento avançado para poder otimizar o computador. Por isso, o software se propõe exatamente a ser o canal  para o usuário final sem conhecimentos avançados. Aqueles que possuem maior conhecimento e desejam saber mais a fundo exatamente o que está acontecendo e como o programa trabalha se sentirão um pouco presos com o TuneUp, mas nada que atrapalhe a experiência de uso do software.

É importante salientar que essa versão apresentada aqui é a versão de testes que expira num prazo de 15 dias após a instalação. Caso você deseje a versão completa do software, você terá que escolher entre duas opções:



Nenhum comentário:

Postar um comentário