Gerenciador de Arquivos com iCloud Drive para IOS

Recentemente, a Apple lançou a versão 8.0 do IOS que trouxe consigo, dentre outros recursos, o iCloud Drive (Leia sobre ele aqui Mac Magazine).

Em síntese, o iCloud Drive se propõe a fazer o que o Dropbox/OneDrive/Google Drive fazem. Para usuários do ecossistema da Apple, esse recurso chegou em mais que boa hora.

Porém, a Apple não disponibilizou um aplicativo ao menos semelhante ao que seus concorrentes possuem para gerenciar os arquivos. Por isso, para acessar os arquivos presentes no iCloud Drive direto do seu iGadget é preciso utilizar algum app compatível com o recurso, por exemplo, o Pages. Mas isso, nem de longe, é uma forma legal de gerenciar os arquivos em nuvem direto do dispositivo móvel.


Na minha humilde opinião, a empresa pensou o seguinte: "não vamos lançar nenhum gerenciador porque os desenvolvedores adaptarão os seus gerenciadores de arquivos e incluirão o iCloud Drive neles". Porém, na minha busca por um app que fizesse isso eu muito me decepcionei.

Boa parte dos apps disponíveis na App Store não possuem sequer algum meio de acessar os arquivos do iCloud Drive. Outra fatia de apps quando possuem o recurso se limitam apenas a criar uma pasta própria do app na nuvem e você tem que gerenciar tudo (tudo mesmo!) por essa pasta.

Testei muitos apps até encontrar o Documentos 5. Não falarei sobre os diversos recursos que ele possui, mas do mais importante: A (quase) capacidade de gerenciar arquivos e pastas no iCloud Drive!

Ao abrir o app, a segunda opção do mesmo mostra os seguintes recursos:


Notem que o menu superior do app apresenta as opções "iCloud Drive" e "Editar".

Ao clicar em "iCloud Drive" você poderá navegar por todas as pastas presentes na nuvem e abrir o arquivo que desejar. Cabe informar que, até o momento da publicação desse post, o app não permitia editar, nem excluir, nem renomear pastas já presentes no iCloud Drive. Entretanto, a edição de arquivos pode ser feita em outros apps que você tenha instalado no seu dispositivo. A tela a seguir
apresenta como fica a tela do app quando o usuário clica nessa opção:


Ao clicar na opção "Editar", você poderá inserir uma nova pasta ao seu iCloud Drive e nela inserir o que quiser.

Excelente app que já faz mais do que 98% dos outros do segmento. Precisa apenas melhorar para permitir o total gerenciamento das pastas e arquivos já presentes o iCloud Drive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário