O que é DHCP?

Desde que o ser humano investe em tecnologia. Ele deixa de realizar coisas manuais e transforma em automáticas com o intuito de ganhar qualidade de vida. Para isso então veio o serviço DHCP do inglês (Dynamic Host Configuration Protocol).

    






Por que ele é Importante?

Imaginemos que em uma empresa há 400 funcionários em sua rede e que o setor de informática está responsável em fornecer acesso à internet para cada PC, Celular, Notebook e por ai vai... Imagina só tanto de trabalho que isto daria não é mesmo? Não só de configurar manualmente, mas também de gerenciar isso durante o tempo de vida da Empresa.

Muitas pessoas acreditam que o endereçamento IP estático, ou seja, configurar o endereço da máquina manual, está obsoleto mas acreditem ainda existe MUITAS empresas que insiste em viver na era das pedras. Sei lá Por que, talvez por questão de comodidade.



Como ele faz isso?


Resumidamente, utilizando um modelo cliente-servidor, o DHCP faz o seguinte:
  • Quando um cliente conecta-se a uma rede ele envia um pacote com um pedido de configurações DHCP.
  • O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros necessários (gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc).
  • Quando este servidor recebe um pedido, ele entrega um destes endereços e configurações para o cliente



Como o DHCP funciona?
  • Modo Automático em que o administrador separa uma faixa de endereços para os clientes na rede. 
  • Modo Estático aonde o administrador configura um endereço IP reservado para um host utilizando o seu endereço MAC. 



Atualmente, Existe servidor DHCPv4 e também DHCPv6 a próxima postagem exemplificarei a configuração DHCPv4 no servidor Debian, e a seguinte com o DHCPv6. Espero que consegui retirar algumas das suas dúvidas. Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário