Inserir Imagem Para Determinado Registro Access

Hoje vou dar a dica de como inserir uma imagem (por exemplo uma foto de um funcionário) no Access 2007.

Bem, quando voce criar sua tabela, nos tipos de dados existe um tipo denominado "Objeto OLE", crie um campo e atribua esse tipo para ele.

Quando voce estiver editando os seus registros, ao desejar colocar uma imagem para o registro, basta voce clica com o botão direito do mouse e adicionar um objeto. Na janela seguinte, voce clica em "criar do arquivo" e depois em procurar. Após localizar a imagem desejada (de preferencia uma com a extenção *.bmp), basta realizar uma sequencia de cliques em OKs e pronto! Seu registro possui uma imagem relacionada a ele.

Vale salientar que esse campo de Objeto OLE funciona como todos os outros tipos de campo, a diferença é que ele nao pode ser convertido para outros tipos de campo e que, em formulários por exemplo, quando voce criar um campo que tenha como fonte de dados um Objeto OLE (usando o nosso exemplo) vai aparecer a imagem associada ao registro.

Esse tipo de campo é muito útil principalmente para locadoras, supermercados, etc, onde é recomendável ter a imagem do produto que se está vendendo ou qualquer coisa parecida.

Em caso de dúvidas, comente aí.
Até.

9 comentários:

  1. Olá,
    Eu tenho um relatório no access,
    e estou querendo fazer com que ele mostre uma cor diferente de acordo com o código do registro.
    Ex: Se o código do registro for par, ele mostra a cor azul claro de fundo caso for impar, ele mostra a cor magenta como fundo.

    Pode me ajudar?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Sim, isso tem solução e é de nível normal. Seria mais recomendável que eu postasse algo explicando como fazer tal coisa e imagino que ainda hoje posto sua solução. Fique atento(a) as novas postagens do blog pois colocarei a resposta da sua dúvida hoje mesmo.

    Att., Flávio S.

    ResponderExcluir
  3. bOA TARDE, eu fiz o descrito acima, mas aparece um icone de JPG e não a imagem...como prosseguir para que fique a imagem aparente. (trata-se de um formulário de cadastro de funcionários, preciso que fique a foto do individuo aparente!) grato...

    ResponderExcluir
  4. Recomendo que você verifique as propriedades do campo do formulário, ou seja, as propriedades do campo que está mostrando a imagem. Dê uma olhada na sua propriedade "Tipo de Imagem", verifique se ela está incorporada ou vinculada. Se estiver vinculada, certifique-se que a imagem está na mesma pasta do caminho definido por você. Recomendo que você deixe a imagem como incorporada. E, mais importante, ao invés de inserir um objeto OLE, insira um objeto de Imagem. No Access 2007 esse tipo de objeto de imagem fica logo abaixo do tipo de objeto OLE. Se você estiver usando um banco do Access 2007 recomendo que você use o tipo Anexo, ele é muito mais amplo e vai facilitar em muito seu trabalho. Caso ainda não consiga, comente que tento ser mais claro.

    Att.,

    Flávio

    ResponderExcluir
  5. Olá ,
    tenho um formulário X, com origem em uma tabela Y.
    Há condições de inserir a foto de registro para ser exibida em um formulário Z do tipo pop-up?
    Atenciosamente
    Oldri

    ResponderExcluir
  6. CONSEGUI INSERIR A IMAGEM, MAS ELA NAO APARECE NO FORMULÁRIO

    ResponderExcluir
  7. Horacio Moreira, consegui inserir a imagem , porem ela não aparece no formulário, só se clicar no icone??????

    ResponderExcluir
  8. Estou tendo dificuldade para imprimir a imagem em um relatório. Eu criei um form para inserir registros de falhas de um processo, um campo é designado para inserir uma foto para detalhar melhor a falha do processo. Quando salvo os registros é gerado um relatório que tem os mesmos campos do form. Quando imprimo o relatório, todos os registros são impressos normalmente, menos a foto. Fica um quadrado em branco onde deveria está a foto. Você pode me dar uma força pra resolver isso?

    ResponderExcluir
  9. Estou tendo dificuldade para imprimir a imagem em um relatório. Eu criei um form para inserir registros de falhas de um processo, um campo é designado para inserir uma foto para detalhar melhor a falha do processo. Quando salvo os registros é gerado um relatório que tem os mesmos campos do form. Quando imprimo o relatório, todos os registros são impressos normalmente, menos a foto. Fica um quadrado em branco onde deveria está a foto. Você pode me dar uma força pra resolver isso?

    ResponderExcluir