Células Lidas em Voz Alta Excel

Para os que achavam que só podiam fazer o Excel 2007 falar caso instalassem algum complemento para o mesmo, pense duas vezes.

Existe um recurso no Excel 2007 chamado "Ler Células em Voz alta ao Apertar Enter". Como o nome mesmo diz, esse recurso permite ao Excel ler para o usuário os conteúdos das células. Eis como habilitar e usar tal recurso:


Abra o Excel e vá no "botão Office" na parte superior esquerda da tela. Como mostra a figura:

Clique nesse botão e navegue até "Opções do Excel" (para checar até aí também é possível usar as teclas ALT+A+O).

Na janela que foi aberta, no lado esquerdo, selecione a opção "Personalizar".

Agora, na caixa de seleção "Escolher comandos em", selecione a opção "Todos os comandos". A imagem abaixo ilustra essa opção:






Agora localize o comando "Ler Células em Voz alta ao Apertar Enter", na lista de comandos abaixo da caixa de seleção (caso não consiga ler o nome completo do comando, posicione o mouse em cima do comando e aguarde alguns instantes que o nome ficará totalmente visível), selecione o comando e clique em "Adicionar" ou dê um duplo-clique em cima dele. Eis a figura para facilitar:





Após verificar se realmente o comando foi adicionada a lista ao lado, clique em "OK". Agora o comando foi adicionado à "Barra de Ferramentas de Acesso Rápido", que geralmente fica acima da "faixa de opções do Excel (Guias)", para ativar o comando adicionado, basta clicar nele.

Pronto! Com o comando ativo, basta apenas digitar alguma coisa em qualquer célula que o Excel ira ler o conteúdo.

A voz pode ser masculina ou feminina. O idioma também pode variar, geralmente prevalece o inglês, enfim, agora você pode se divertir ouvindo o Excel falar algumas palavras.


P.S.: Postagem totalmente criada e cedida por Kayo Silva, nosso colaborador, ocorrendo apenas alguns ajustes, porém nada que influenciasse no conteúdo.

8 comentários:

  1. Consegui ativar essa função mas agora não consigo desabilitá-la. Já fiz o caminho inverso, ou seja, Opções do Excel>personalizar> Comandos fora da faixa de opções> Ler células em voz alta>REMOVER. Não funcionou. Você poderia me indicar como faço para desabilitar?
    RICARDO

    ResponderExcluir
  2. Olá companheiro.
    Para desativar esta função, basta apenas clicar novamente no botão e a função sera desativada.
    Não precisa remover o botão da barra de tarefas.

    ResponderExcluir
  3. Normalmente temos o costume de apagar o icone achando que vai resolver. Caso você tenha feito isto, entre novamente em opções do excel (icone superior lado esquerdo). Depois na caixa escolher comandos (coloque todos os comandos). Procure o icone ler células em voz alta. Adicione-o a sua lista e volte a tela principal. Agora basta você clicar neste icone que a voz para de falar, se você clicar novamente ele volta a falar.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. em vba excell

    Para quem tem o excel 2010. eu fiz asneira ao utilizar a seguinte linha de comandos:
    Desativar
    Application.Speech.SpeakCellOnEnter = False

    como é óbvio a que eu utilizei e deu asneira foi a oposta:
    Ativar
    Application.Speech.SpeakCellOnEnter = True

    ResponderExcluir
  7. Não estou conseguindo mudar o idioma de inglês para português no office 2010 windows 7 como devo proceder?

    ResponderExcluir
  8. O idioma portugues só funciona no windows8 e superior.

    ResponderExcluir