Como Usar Campo IF (SE) Word

Algumas pessoas quando começam a usar os recursos avançados do Word se deparam com o problema: A forma como os campos do Word trabalham é diferente das ferramentas dos outros aplicativos do Office.

Por isso, vou demonstrar como usar o campo IF e como funcionam suas propriedades.

Primeiro, a título de teste, crie um novo documento no Word. Feito isso, vá na guia "Inserir", grupo "Texto", "Partes Rápidas", "Campo" (Tecla de atalho ALT+Y+P+P) como mostra a imagem abaixo:


Depois de clicar em "Campo" (se você não usou a combinação de teclas), será a aberta uma janela semelhante com a da imagem seguinte:

Na parte "Nomes do campo" navege até o campo intitulado "If" (sem as aspas). Ao achar esse campo, selecione-o. O resultado será o visto na figura abaixo:





Na parte "Códigos de campo", não delete o "IF" já existente, apenas acrescente: "1"="1" "Verdadeiro" "Falso" (Nesse caso tudo com aspas).

O resultado será o visto na figura a seguir:


Pressione "Ok" e o resultado que aparecerá na página do seu documento será "Verdadeiro".

Agora vamos a explicação de como funciona esse campo. Basicamente, o "IF" do Word funciona como o "=SE()" do Excel. Inclusive se você quiser separar os dois resultados possíveis, "Verdadeiro" e "Falso" por ";" (sem as aspas), também é possível. Esse "IF" analisa as duas expressões inseridas e julga se o resultado delas é verdadeiro ou não. Se for verdadeiro, assim como o "=SE()" do Excel, ele retorna o primeiro resultado. Do contrário, retorna o segundo.

Assim como o "=SE()" do Excel, o "IF" aceita diversos operadores como ">=", "<=", ">", "<" e aceita concatenação, isto é, é possível, por exemplo, colocar "IF" dentro de "IF", do mesmo modo que é feito com o "=SE()" do Excel.

Bem, a dica está dada. No mais, qualquer dúvida estamos aqui.

6 comentários:

  1. Flávio, bom dia. Estou tentando colocar a seguinte frase em um modelo de documento que estou criando.

    "Confira se esse documento possui {NumPages} {IF NumPages = 1 página páginas}!"

    Mas não está dando certo. O que estou fazendo de errado? Pelo que percebo estou seguindo o exemplo trazido pelo próprio word...

    Ele não atualiza a frase para o plural ou para o singular utilizando o campo com essa lógica. Tentei até mesmo o seguinte:

    "Confira se esse documento possui {NumPages} {IF NumPages = Page página páginas}!"

    Uma vez que essa frase aparece sempre na primeira página do documento. É possível uma dica? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo,

    sua solução seria assim

    Confira se esse documento possui {NUMPAGES} {IF {NUMPAGES}="1" "Página" "Páginas"}

    Coloca exatamente como indiquei acima. Lembrando que as chaves nesse caso aí não são simplesmente chaves, mas campos do word. Abs e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Flavio,

    Estou tentando executar uma função if para que, basicamente, se a informação do campo for positiva, retorne vazio "", senão, execute a função CardText (transformação de número em texto).

    Você conhece alguma fórmula que possa me ajudar, ou uma função que eu possa utilizar para fazer números de campos de formulários serem lidos como texto em outro campo?

    Grato,
    Pedro Felipe

    ResponderExcluir
  4. Olá, há como usar mais de um critério como na fórmula do Excel?

    ResponderExcluir
  5. Não funcionou. Alguma alteração?

    ResponderExcluir
  6. Comigo também não funcionou. Sintaxe conferida e correta.

    ResponderExcluir