Userform (Formulário) com Menus Excel

A pedido de um comment abaixo, posto um arquivo que possui menus como os dos Excel 2003 em um Userform (Formulário).

Saliento que este exemplo é para usuários avançados que possuem razoável conhecimento de programação. Portanto, aqueles que não tiverem tanto conhecimento e mesmo assim desejam usar o exemplo, recomendo que façam perguntas de como usá-lo nos comentários.

Como o projeto possui diversos códigos, seria muito trabalhoso explicá-los aqui, portanto, disponibilizarei o arquivo com código aberto e sem senhas para quem quiser baixá-lo e adapta-lo ao seu gosto. Daí, tendo alguma dúvida, comenta aí que tentamos responde-las!

O menu do qual falo é como o da imagem abaixo:



Eis o link do arquivo: Userform com Menus

Bons estudos e qualquer coisa comente que faremos o melhor para ajudar!

14 comentários:

  1. muito bom...
    obrigado por postar mano...

    meus parabéns pelo blog, sucesso em tudo...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Kayo Leandro, estava observando este trabalho de userform com menu, achando muito útil, mas gostaria de estudar os códigos mas não consigo baixá-los conforme sua orientação, tenha a gentileza de encaminhá-lo para o email moises.lsouza@gmail.
    Abraço,
    Moises.

    ResponderExcluir
  3. Ok Moisés. Mas o Administrador não é o Kayo Leandro não, é o Flávio Santos. Kayo é um grande frequentador do blog. Mas eu, Flávio, é quem o criou e o atualiza.

    Voltando a sua questão... Bem, você tentou na janela do Excel apertar "ALT+F11" (sem as aspas)?
    O que está presente no link que disponibilizei é o exemplo completo, com Userform, etc. Mas para ver o código, você tem que pressionar as teclas que citei acima para abrir o Microsoft Visual Basic, ou seja, o editor VBA. Lá estarão presentes todos os códigos comentados, o que facilitará sua vida.

    Caso ainda não tenha conseguido, volte a avisar que continuarei a tentar lhe ajudar.

    Att.,
    Flávio Santos

    ResponderExcluir
  4. Flávio, boa tarde!
    Segui todos os procedimentos que você me orientou, mas mesmo assim não estou conseguindo ter acessos. Será que possui alguma outra alternativa para minha acessibilidade juntos a estes códigos? Caso você possua apenas um único exemplo em planilha já seria o suficiente para um estudo de caso.
    Abraço,
    Moises

    ResponderExcluir
  5. Moisés, enviarei para o seu e-mail os códigos, ok? Em no máximo 24h você os terá. E através do e-mail tentarei ser mais preciso e lhe ajudar melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Flávio boa tarde!
    estou encaminhando um exemplo em seu email.

    ResponderExcluir
  7. Flávio bom dia!
    Estou trabalhando em um projeto e gostaria de estar utilizando um recurso de maior impacto.
    Imaginei usar o recurso TreeView, temos algum exemplo simples e prático aplicável ao VBA.
    Abraço.
    Moises

    ResponderExcluir
  8. Moisés, fiz uma busca rápida aqui e encontrei esse link: http://www.tomasvasquez.com.br/blog/microsoft-office/excel-vba-usando-o-controle-treeview

    Lá eles mostram um exemplo bem simples de como o controle TreeView funciona e de como usá-lo. Como você pediu, exemplo prático e aplicável.

    Caso você tenha alguma dúvida ao estudar o que está presente no link, não exite em perguntar.

    ResponderExcluir
  9. Olá Flávio estou precisando montar uma fórmula para uma planilha de excel no meu trabalho mas não estou conseguindo... será que posso te passar meu email para q voce possa me ajudar??

    Obrigado, Tais =D

    ResponderExcluir
  10. claro Tais. Prometo que farei todo o possivel. Não prometo nada até quinta, pois estou fazendo prova, mas logo depois de quinta lhe darei toda a atenção. Coloque seu e-mail aqui e assim que eu o ver o copio e, em seguida, apago a mensagem.

    Obrigado pela visita, abraços.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog!
    Isso mostra o quanto está apto a ajudar e a mostrar seu conhecimento...

    Continue assim.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Caros,

    Eu gostaria de criar uma planilha com um userform e utilisa-lo como a tela de cadastro, eu crio o userform do meu jeito mas não consigo faze-lo funcionar.

    ResponderExcluir
  13. Visite o meu blog "www.marcosoftx.blogspot.com". Lá ensina como fazer menus->submenus->submenus de submenus, sem o uso de API e sem complicação.

    ResponderExcluir
  14. boa tarde procuro um parceiro que tenha conhecimento em excel vba para elaboração de projeto unico no brasil, com possibildades de ganhos
    que queira embarcar junto comigo meu contato 19 9 9967 2396

    ResponderExcluir