Campo de valores unicos com valores nulos Access

Suponha a seguinte situação: Você possui uma tabela com um campo COD_PATRIMONIO. Precisa que esse campo seja indexado com duplicação não autorizada, mas também precisa que ele aceite valores nulos já que nem todos os dados que serão cadastrados possuem número de patrimônio.

E agora? Como proceder?

Bem sabemos que se fizer esse campo ser chave primária, ele não vai aceitar valores nulos, portanto, nada de chave primária!

Nas propriedades do campo, no modo design da tabela, tem a opção "Indexado", onde existem três possibilidades para esta opção: "Não", "Sim (Duplicação autorizada)" e "Sim (Duplicação não autorizada)". Selecione a opção "Sim (Duplicação não autorizada)".

Logo acima da opção "Indexado" existe outra chamada "Requerido" que aceita apenas duas possibilidades "Sim" e "Não". Para "Requerido", escolha "Não".

Problema completamente resolvido! Agora você poderá cadastrar os códigos de patrimônio dos produtos, equipamentos, etc sem que esses códigos se dupliquem e ainda poderá deixar o campo em branco caso esse produto, equipamento, etc não possua código de patrimônio!

2 comentários:

  1. bem interresante!
    No caso se eu tiver uma tabela e seu atributo no "nome" se repita eu posso usar esse exemplo neh?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, resolveu o meu problema!!!

    ResponderExcluir