Criar Sumário no Word

Olá pessoal, diversas vezes me deparei com situações até um pouco engraçadas, pessoas contando como fizeram para criar o índice remissivo (sumário) em seus trabalhos escolares e até mesmo em trabalhos da faculdade.

É claro que ninguém nasce sabendo de tudo, até hoje eu estou tentando aprender como passar próximo ao sofá sem chutar o canto e machucar o pé. rsrs

1. Abra um documento do Word 2007 em branco e aperte Ctrl+Enter ou vá até a guia Layout da Página > Configurar Página > Quebras > Página, para inserir uma quebra de página no seu documento.


2. Depois de feito isso seu documento deve conter duas páginas em branco, vamos começar a digitar informações a partir da segunda página, posicione então o cursor no inicio da segunda página e digite a seguinte expressão (essa expressão é apenas para exibir um texto demonstrativo, nada impede que você digite seu próprio texto):
=rand(10)” (sem aspas) o numero 10 significa que o Word ira escrever 10 parágrafos no documento, quando terminar aperte Enter.

3. Agora escolhas alguns pontos no documento de preferência entre um parágrafo e outro e dê um titulo para esse parágrafo de livre escolha.

4.  
Depois de colocar alguns títulos no documento ficou muito fácil montar o sumario, o que precisamos agora é aplicar um estilo de titulo no nosso titulo para isso selecione o texto (titulo) vá até a guia Inicio > Estilo:

5.  
Com o texto selecionado selecione o estilo “Titulo 1”.
Se você não se agradou da formatação desse estilo, basta clicar com o botão direito em cima do titulo e escolher a opção “Modificar
Na janela que foi aberta você pode modificar a formatação do estilo e deixá-lo de acordo com a formatação padrão do seu documento, para fazer uma formatação mais detalhada no estilo clique no botão “Formatar” no canto inferior esquerdo da janela.

6. Aplique o estilo a todos os títulos do seu documento.

7. Depois de aplicar os estilos aos títulos coloque o cursor na primeira pagina que devera estar em branco, feito isso vá até a guia Referências > Sumário > Sumário,

O Word já disponibiliza alguns modelos prontos se você quiser criar um modelo diferente, basta clicar em “Inserir Sumário...”, senão selecione um modelo na lista e veja a mágica acontecendo. Geralmente utilizo a segunda opção.

Pronto, o nosso sumário já esta criado e funcionando, faça o teste segurando a tecla Ctrl e clique sobre algum titulo, se tudo estiver certo, o Word vai pular para o ponto em que aquele titulo se encontra.
Se você precisar adicionar mais conteúdos ou mais títulos ou mudar a pagina de algum, basta clicar sobre o sumário com o botão direito e selecionar a opção “Atualizar Campo”, ou então vá até a guia Referências > Sumário > Atualizar Sumário

É isso ai pessoal, espero ter ajudado alguém com esse tutorial.

Um comentário:

  1. Ainda bem que encontrei esta postagem, estava necessitando dessa informação.
    Obrigado Kayo

    ResponderExcluir