Barra de Status Bloco de Notas (Notepad) Windows 7

Para aqueles que gostam de ter sempre a "Barra de Status" em seus aplicativos, essa dica será muito usual. A "Barra de Status" nada mais é que aquela ultima barra que fica no final do seu aplicativo e que mostra algumas informações como número de páginas, de linhas, soma, etc. Abaixo, é mostrada a "Barra de Status" do Word e a do Excel:




Depois de recapitulado o que vem a ser a "Barra de Status", vamos reativar a do "Bloco de Notas" ou "Notepad", como preferir.

Para começo de conversa, a "Barra de Status" ainda aparece no menu "Exibir" do "Bloco de Notas", mas ela está desabilitada.

Bem sabemos que a maioria das pessoas não usa a "Barra de Status", porém algumas pessoas precisam dela para saber informações sobre o que estão produzindo como quantas linhas foram escritas e o número de caracteres que contém cada uma delas.

Para habilitar o recurso no Windows 7 é necessário acessar o editor do "Registro do Sistema" (afim de evitar problemas futuros, faça backup antes de qualquer alteração).

Em "Executar" (tecla de atalho "Bandeira do Windows" + R, digite "Regedi" (sem as aspas). Na janela que será aberta, navegue até "HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Notepad".

No painel direito, localize a chave "StatusBar", clique nela com o botão direito do mouse. Logo após clique em "Modificar" e altere o número do campo "Dados do Valor" de 0 para 1. Clique em OK e feche o editor do registro.

Pronto! Agora seu "Bloco de Notas" está com a "Barra de Status" habilitada.

4 comentários:

  1. é sempre arriscado mexer no registro. Recomendo desmarcar a quebra de linha (formatar-quebra de linha). Pronto é só habilitar a barra de status.

    ResponderExcluir
  2. Tenho o Windows 8 e mesmo assim funcionou! Muito obrigada pela dica, foi muito útil.

    ResponderExcluir
  3. Deu certooooo!!! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir