Criando Seu Primeiro Programa em C

A linguagem C é uma das mais usadas para se iniciar o aprendizado em programação, mas um dos problemas que mais enfrentei quando iniciei minha saga no mundo da programação foi encontrar exemplos de como fazer e porque era feito.

Por isso, decidi fazer uma série de postagens a respeito de linguagens de programação para ajudar os iniciantes e os mais avançados.

Para criar seu primeiro código em C, é preciso que antes você tenha instalado algum compilador. No meu caso, eu uso o DEVC++ como compilador.

Sua interface é como a vista abaixo:


Para criar um novo arquivo fonte, isto é, um novo arquivo onde você poderá criar seu programa, clique em "Arquivo" > "Novo" > "Arquivo Fonte" ou use a tecla de atalho CTRL+N:


Após criar seu novo arquivo fonte, sua tela ficará como a vista abaixo:


O objetivo desse exemplo é apenas mostrar a famosa mensagem de "Ola Mundo!". O código que você deverá inserir é o visto a seguir:


Atente que tudo tem que ser corretamente digitado, do contrário, o programa não funcionará corretamente. Após digitar tudo, salve seu projeto. Em seguida, pressione a tecla F9 para que seu projeto seja executado. O resultado é o visto a seguir:


Uma tela com o a mensagem "Ola Mundo" sendo exibida.

Agora vamos entender nosso código.

A primeira linha é um "Include". Ele simplesmente serve para você indicar onde estão as funções que você está utilizando, isto é, em que biblioteca o compilador deve procurar. Por exemplo, se você estivesse usando funções matemáticas, teria que também ser inserida a linha "#include ":


A linha seguinte é o "main()". Ela é fundamental, pois só é possível executar um programa se exitir um "main()". Ele é mais, como o próprio nome diz, o "Principal", o inicio de tudo:


Atente que toda função em linguagem C é tem "( )" (parenteses) logo após seu nome, como é o caso do "main ()" acima.

Toda função em C deve estar delimitada por um abre chaves "{" e um fecha chaves "}".

A linha seguinte é o famoso "printf ()". Sua função é bem simples: Mostrar na tela tudo que você digitar dentro dos seus parênteses (atente que essa digitação deve ser feita entre aspas), como visto abaixo:


Perceba que nosso programa mostra na tela a mensagem "Ola Mundo", exatamente o que está escrito dentro do "printf ()". Veja também que no final dessa linha existe um ponto e vírgula, pois toda linha em C que não é seguida por chaves deve possuir um ponto e vírgula.

Por fim, a última parte do código é o "getchar ()". Sua funcionalidade é: Manter a tela do programa visível até que o usuário pressione qualquer tecla do teclado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário