Rede Ad-Hoc com Compartilhamento de Internet

Olá,
Configurando uma rede AD-HOC e Compartilhando a Internet por uma rede AD-HOC, para Sistemas Operacionais atuais e simplificado em apenas um post.
Este post vem como forma de dica, ou até mesmo tutorial passo a passo, para resolver a vida de muita gente que tem apenas um link para Internet e vários computadores e/ou notebooks em casa. Nele, ao decorrer do processo, vou colocar algumas imagens, não todas, mas o suficiente para um bom entendimento de todos. O cenário foi testado com o Sistema Operacional Windows Vista, mas pode ser utilizado no Windows 7 com algumas adaptações.

Vai acabar também com a briga entre os irmãos, por causa do acesso à Internet e deixar os pais mais aliviados. :D

Ok, vamos lá! Supondo que você tenha contratado um serviço de Internet ADSL, 3G ou qualquer outro e na sua casa, por exemplo, existam dois notebooks (pode ser computadores desktop, mas com interface de rede sem fio) e você queira ter Internet nos dois computadores.
E agora? Contratar outro serviço de Internet? Não. A solução é: criar uma Rede AD-HOC entre os dois computadores e compartilhar o acesso à Internet.
Rede AD-HOC nada mais é do que uma rede entre computadores via rede sem fio.
Primeiro vamos aprender a criar uma Rede AD-HOC, para ter comunicação entre os computadores.
Deixando bem claro o esquema, primeiro vamos configurar o computador que tem acesso à internet como "servidor", depois será configurado o "cliente".
1 – No computador que tem acesso a internet, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da rede que fica na Barra de Ferramentas, perto do Relógio do Windows, e escolha a opção “Central de Redes e Compartilhamento”.
Figura-1

2 – Em seguida abrirá a janela do Centro de Redes e Compartilhamento, na barra lateral desta janela no lado esquerdo clique em “Gerenciar Redes sem Fio”,
3 – Aparecerá a janela do Gerenciador de Redes sem Fio, você vai clicar em “Adicionar” para criar sua rede sem fio na qual o computador cliente vai conectar.
4 – Como você pode ver na imagem abaixo, o próximo passo será “Criar rede ad hoc”.
Figura-2

Depois que clicar em “Criar rede ad hoc” a próxima tela é apenas informativa clique em “Avançar”.
5 – Nesta tela você vai fornecer o nome da sua rede e uma senha.
Figura-3

Obs.: A senha deve ter no mínimo 8 caracteres.
*Não se esqueça de marcar a opção “Salvar esta rede”.
Pronto, sua rede esta configurada e aguardando a conexão do cliente. Agora vamos aprender como conectar o computador cliente na rede que foi criada acima.
1 – No computador cliente, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da rede que fica na Barra de Ferramentas (Figura-1), perto do Relógio do Windows, e escolha a opção “Conectar a uma rede”.
2 – Vai aparecer a janela “Conectar-se a uma rede”, serão listadas todas as redes sem fio que estão ao alcance do seu computador, selecione a rede que você criou e clique em “Conectar”.
Figura-4

Você tem que informar a senha que foi definida anteriormente. Não se esqueça de Salvar a rede.
Neste ponto a Rede AD-HOC esta funcionando perfeitamente, onde os dois computadores podem trocar informações.
O que vamos fazer agora é compartilhar a Internet que temos no computador que está funcionando como “servidor”, este processo é simples se for seguido corretamente.
1 – No computador com acesso a internet (“servidor”), clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da rede que fica na Barra de Ferramentas, perto do Relógio do Windows, e escolha a opção “Central de Redes e Compartilhamento” (Figura-1).
2 – Em seguida abrirá a janela do Centro de Redes e Compartilhamento, na barra lateral desta janela no lado esquerdo clique em “Gerenciar Conexões de Rede”,
3 – Nesta janela você vai ter sua conexão com a Internet e a conexão com a rede que você acabou de criar, clique com o botão direito do mouse sobre sua conexão com a Internet e escolha a opção “Propriedades” e vá para guia “Compartilhamento”,
Figura-5

Nesta guia, selecione a opção “Permitir que outros usuários da rede se conectem a Internet através da conexão deste computador”, na opção “Conexão de rede doméstica:” selecione o item “Conexão de rede sem fio”.


Ufaaaa.
Feito isso no computador cliente renove o endereço IP e tente conectar-se a Internet, se conseguir é sinal que funcionou, se não revise todos os passos com cautela e veja os pontos que ficaram despercebidos.
Espero que todos possam tirar proveito! Estarei a disposição para alguma eventual dúvida.
Abraço

0 comentários:

Postar um comentário