Função PROCH Excel

Usar a função =PROCV() é muito normal para tantos que utilizam o Excel, mas usar a função =PROCH() pode acabar sendo um grande problema.

Vamos usar a função =PROCH() para obter os resultados presentes na figura abaixo:


A título de exemplo, insira os dados presentes na imagem. Para ser mais rápido, eu apenas digitei os números de 1 a 9 nas células de B1 a J1. Na célula B2 digitei a fórmula "==SOMA(B1;C1)" (sem as aspas) e a arrastei para as células seguintes. Na célula B3, coloquei a fórmula "=B1*C1" (sem as aspas) e arrastei para as células correspondentes seguintes.

Feito isso, agora usaremos a função =PROCH() nas células B8 e B10.

Em B8 digite a fórmula "=PROCH(A8;B1:J3;2;VERDADEIRO)" (sem as aspas).

O que essa função vai fazer é o seguinte:

.Vai procurar o valor digitado em A8 na matriz determinada no parâmetro seguinte.
.O segundo parâmetro da fórmula é a matriz onde a função deve procurar o valor correspondente ao cabeçalho, nesse caso, todo o intervalo de B1 a J3.
.O terceiro parâmetro é a linha do valor que deve ser retornado.
.E o ultimo nada mais é que informa à fórmula que o valor a ser retornado é exato, ou seja, só serve o valor igual e não aproximado.

Portanto, a função =PROCH procura num cabeçalho do intervalo o valor que você especifica e retorna o que está contido na linha correspondente. Por exemplo, quando você digita 3 na célula A8, a fórmula vai buscar em seu cabeçalho (de B1:J1) o valor 3 e o encontra. Daí, depois de encontrar o valor no cabeçalho, retorna o valor da linha 2 da coluna correspondente.

Na célula B10, coloque a fórmula "=PROCH(A8;B1:J3;3;VERDADEIRO)" (sem aspas). Ela vai funcionar basicamente da maneira que a fórmula anterior.

Tudo terminado! Para testar, digite valores de 1 a 9 na célula A8 e veja os resultados retornados em B8 e B10.

Um comentário:

  1. Você esqueceu de um detalhe importante, os valores da linha 1 tem que estar em ordem crescente, caso contrario não dá certo. E dependendo do que estamos fazendo, é muito dificil achar uma soluçao para que estes valores de referencia fiquem em ordem crescente.

    ResponderExcluir