Imagem Dinâmica - Usando a Função DESLOC


Bom pessoal, estou eu aqui de novo para lhes mostrar mais uma função fantástica.

Vamos criar uma imagem dinâmica utilizando a função DESLOC!

Para começarmos, vamos abrir o Excel e colocar duas imagens quaisquer (uma em cada célula), e iremos colocar dois nomes para identificá-las :



Ao lado, vamos colocar uma caixa de listagem do tipo DROP DOWN.  O caminho para inserir esse botão é guia "Desenvolvedor", grupamento "Controles", opção "Inserir", botão "Caixa de combinação", como visto abaixo:



Após inserir o botão, clique com o botão direito do mouse em cima da caixa de listagem, e escolha a opção "formatar controle". Abrirá uma janela com as seguintes opções:

Intervalo de entrada (que é o intervalo onde se encontram os nomes das imagens ou o nome que se deseja adicionar à caixa de listagem);
Vínculo da célula (uma célula que mostra a  "colocação da imagem", se for a primeira imagem nesta célula de vínculo vai mostrar o número 1);
Linhas suspensas (Quantos valores você quer que sejam exibidos por vez na sua listagem);
Sombreamento 3D (dá a caixa de listagem uma sobra de efeito 3D).

Vamos adicionar o intervalo onde se encontram os nomes que colocamos para identificar as imagens  em "Intervalo de entrada", e a célula E1, para  o campo "vínculo de célula":



E a nossa caixa de listagem fica como no exemplo abaixo:




Agora entra a melhor parte! Vamos fazer a estreia da função DESLOC  (\o/).

Essa função nos pede 5 critérios:

Ref : uma célula de referência , de onde eu vou começar a minha busca;
Lin: A linha que eu quero pegar a partir do meu ref;
Col: A coluna que eu quero pegar a partir do meu ref;
Altura: Quantidade de linhas que eu quero pegar a partir de onde estou;
Largura: Quantidade de colunas que eu quero pegar apartir de onde estou.

Agora numa célula qualquer, digite a função da seguinte forma: =DESLOC($A$3;$E$1;0),

Onde A3 é a célula acima das imagens, E1 a célula que escolhi como referência para a minha caixa de listagem, 0 (zero) é a quantidade de colunas (no caso não precisamos pegar nenhuma coluna, pois a nossa referência está logo acima das imagens).

Os cifrões querem dizer que nossas células são referências absolutas, que mesmo que arraste a célula com a função, ou copie e cole em outro lugar, as células vão ser sempre as mesmas. E é justamente isto que iremos fazer, copie a fórmula DESLOC e vá na guia "fórmulas" e escolha a opção "Definir Nome" :



Depois disso, abrirá uma janela onde vamos colocar o nome de "Imagem", e na opção "Refere-se a" vamos colar a função desloc que copiamos da célula (=DESLOC($A$3;$E$1;0), e dá um ok:



Agora vamos copiar uma célula e colar como imagem (Guia página inicial + colar + colar como imagem). com o objeto selecionado, na barra de formula vamos digitar "=imagem"(que é o nome que atribuimos a fórmula desloc, pois nesse caso a barra de fórmula não aceita uma função direta).



Vamos aumentar o objeto, e na caixa de listagem selecionar um dos nomes, e pronto!

A nossa maravilhoza função está pronta. Para o nome que você selecionar irá aparecer a imagem correspondente.



Beijos e abraços enormes para todos, e espero ter ajudado !!

6 comentários:

  1. Demaaaaaaaaaaaais... essa foi demaaaaaaaais. Parabéns, finalmente um blog que eu posso adicionar aos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu excel não contém essa barra de ferramenta chamada 'Desenvolvedor', tem uma outra forma de inserir a 'Caixa de combinação'???
    meu e-mail: Jullyancastro@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá novamente, já consegui inserir a barra de ferramenta. obg pela dica valewww

    ResponderExcluir
  4. a função desloc so mostra uma imagem nesse caso, como faz para uma lista de imagem?

    ResponderExcluir
  5. Olá Tudo bem Fiz Esse mesmo Processo de Listagem vinculado a Imagem mas o nome que Aparece na Caixa de Listagem Fica Diferente a Imagem exemplo
    na caixa de listagem coloca o nome A e Aparece a Figura B
    Se Conseguir me dar um Suporte Ficarei Grato. Email: ander.egidio@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Achei esta maravilha aqui, mas estou tendo um problema. Tal como no seu exemplo, eu tenho uma planilha que é uma base de dados de uns produtos que vendo contendo suas características técnicas, dimensões, preço, etc. Na última coluna eu coloquei as imagens de cada um deles. De uma outra pasta, eu tenho um formulário, que é uma proposta de fornecimento na qual, através da função desloc, eu seleciono um modelo e as informações são listadas nesta proposta. Só que não consegui fazer como no seu exemplo, onde a lista com as imagens estão na mesma pasta, (não consegui repetir o comando). Será que você pode me ajudar?

    ResponderExcluir