Definir mais de uma Chave Primária Access

Ao criarmos uma tabela no Access, como padrão o Access nos dá uma chave primária com o nome "Código", do tipo "Numeração Automática". Essa chave pode ser substituída, renomeada, excluída, etc.

Vale salientar que não é possível definir uma chave primária com o tipo de dados "Numeração Automática" depois que a tabela for preenchida, então se sua chave primária vai ser do tipo "Numeração Automática", faça-o antes de colocar dados em sua tabela. Caso contraria, sua chave primária não poderá ser do tipo "Numeração Automática" .

Em alguns casos, é preciso que nossa tabela possua mais de uma chave primária e sempre nos deparamos com a pergunta: "como fazer isso no Access?"

Primeiro, com sua tabela no "Modo Design", aperte a tecla CTRL e, com o mouse, selecione todos os atributos (campos) que você deseja definir como chaves primárias. A figura abaixo mostra um exemplo de campos selecionados:





Em seguida, ainda com o CTRL selecionado, você clica com o botão direito do mouse e aperta a opção "Chave Primária". Outro caminho que produz o mesmo resultado é apertar o botão "Chave Primária" que fica na guia "Design", grupamento "Ferramentas".

Muito simples e rápido. Agora sua tabela possui mais de uma chave primária determinada por você.

Ouse imaginar o resto.

7 comentários:

  1. massa ter colocado isso me ajudou muito vlw!!!!

    ResponderExcluir
  2. só que quando eu tento tirar uma delas apenas, são todas desmarcadas. ai eu tenho que selecionar de novo, tem como depois de feito ,tirar apenas umas das chaves?

    ResponderExcluir
  3. Companheiro(a), a solução para sua dúvida está nessa nova postagem que fiz: http://teclati.blogspot.com/2011/04/remover-chave-primaria-access-2007-e.html

    Qualquer outra dúvida, estamos aqui.

    ResponderExcluir
  4. obrigado me ajudou muinto.

    ResponderExcluir
  5. Opa Flavio, seguinte... surgiu-me uma dúvida agora:

    Qual a diferença entre adicionar 2 chaves primárias

    *** 1° Autonumeração, 2° CPF)

    OU,

    *** 1 Autonumeração e no CPF colocar indexação não duplicado)?

    Não seria quase a mesma coisa? Ou seja, evitar a repetição de dados?

    Valeu

    ResponderExcluir