Linhas Com Cores Diferentes Excel

Imagine o cenário onde seja necessário que todas as linhas pares da sua planilha ou intervalo no Excel precisem estar formatadas com uma cor Azul (ou qualquer outra cor) e as impares precisem estar formatadas de Amarelo (ou qualquer outra cor).

O resultado final desse cenário que estou citando é o visto abaixo:


Para obter esse resultado na sua planilha, você precisará usar a Formatação Condicional, como verá nos passos a seguir.

Primeiro, você deve selecionar o que deseja formatar. No exemplo acima, eu selecionei toda a minha planilha.

Em seguida, com a seleção feita, vá na guia "Página Inicial" (Office 2010 e "Início" Office 2007), grupamento "Estilo", "Formatação Condicional", "Nova Regra", como visto abaixo:


Na janela que aparecerá, navegue até a opção "Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas", como segue:


Logo abaixo, em "Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira:", digite a seguinte fórmula "=par(lin())=lin()" (sem aspas), como mostra a imagem a seguir:


Em seguida, clique em formatar e escolha o tipo de formatação que mais lhe agradar para as linhas pares. Eu escolhi no exemplo acima a cor Amarela como cor de fundo para as linhas pares. O resultado fica como visto a seguir:


Falta somente formatar as células para o caso das linhas serem as impares. Basta selecionar o intervalo novamente e simplesmente formatar como deseja.

No exemplo, eu apenas formatei o fundo como Azul em todo o intervalo. Isso faria como que todas as linhas ficassem em Azul, mas como a formatação condicional está formatando as linhas pares, sobra apenas as impares para serem formatadas em Azul, como visto abaixo:


O resto apenas depende da imaginação de cada um. Qualquer dúvida basta perguntar!

5 comentários:

  1. E se eu tiver que excluir uma das linhas daqui um tempo, ou adicionar uma linha, se for o caso????
    As linhas vão ficar sem a alternância correta?
    Sairão da sequência?

    ResponderExcluir
  2. Não sairão da sequencia, nem mudarão sua alternância.

    A formatação condicional permanecerá ainda que se adicionem ou excluam linhas ou colunas.

    Grato pela visita :)

    ResponderExcluir
  3. Flavio,

    e se tiver celulas mescladas no meio?

    ResponderExcluir
  4. Fiz o passo a passo postado aqui com uma seleção e deu certo. Depois exclui e fiz em com várias seleções e não deu certo. Quando excluo ou adiciono linhas todas ficam da mesma cor. Como faço para resolver isso?

    ResponderExcluir