Gerando e Mantendo Números Aleatórios no Excel

Sabe aquelas funções que facilitam a vida de todo mundo? Pois é, AleatórioEntre é uma delas. A mesma permite que você tenha uma quantidade extensa de números em ordem aleatória, de forma prática.
Como fazer isso? A função lhe pede 2 (dois) critérios: inferior (que é o número inicial), e superior (que é o número limite para a função).

Nesse exemplo: =AleatórioEntre(1;24), a função irá lhe dar números aleatórios de 1 à 24, e depois é só arrastar para que a função se repita nas outras células e ser feliz.



Mas como tudo na vida tem seu porém, essa função não vai ficar de fora. Toda vez que você fizer uma alteração na planilha, essa fórmula irá atualizar todos os números.

Para fazer com que os números fiquem fixos é preciso que você copie os números e cole, mas essa colagem tem que ser de forma especial.

Como assim? Com o botão direito do mouse no local que você deseja colar os valores, você vai perceber que tem a opção "colar especial" , deslizando com a seta do mouse sobre a opção vão aparecer varias outras, mas para deixar os números fixos só iremos precisar de uma, que vai ser dentro de colar valores: valores (V).


Mas, só se você tiver copiado esta opção estará disponível.

E assim acaba a minha estreia no TeclaTi. Se gostar, divulga para os amigos que ganha confeito! (brincadeira).

6 comentários:

  1. kkk gostei da idéia do confeito :D! ahh e bem vinda ao Tecla :P

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pequenaaa \õ/
    você tá ferinha msm.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Para quem domina macros em Excel, a questão acima pode ser resolvido com a função abaixo. Na primeira referência deve-se colocar a semente (parâmetro número). Nas próximas chamadas basta não incluir este parâmetro. Lembre-se que em planilhas simples a resolução de fórmulas do excel é do canto superior esquerdo para o canto inferior direito. Todavia, em planilhas mais complexas o Excel usa o conceito de precedência para cálculo. Neste caso você deve localizar a célula de mais alta precedência que deverá conter a chamada da função com o parâmetro Numero.

    =/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/

    Public Function AleatorioEntreFixo(Minimo, Máximo, Optional Numero As Single) As Double
    If Number > 0 Then
    AleatorioEntreFixo = Rnd(-1 * Numero) * Máximo + Minimo
    Else
    AleatorioEntreFixo = Rnd(1) * Máximo + Minimo
    End If
    End Function

    =/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/

    ResponderExcluir
  4. Gostei mesmo, eu estava precisando de numeros aleatórios, eu sabia dessa função do aleatorioenter, mas sempre que eu mudava algo na celula mudava o numero... obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  5. Se possível, gostaria de saber como evitar a repetição de números com a função "aleatorioentre".
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite.
    Sabe me informar que com esse VBA, teria um outro jeito de sempre atualizar o numero quando eu abrir a planilha?

    ResponderExcluir