Criando Barra de Carregando (Loading...) no Access - Parte 1

Muitos já devem ter visto em diversos banco de dados aquelas famosas barras de "Carregando..." ou o "Loading..." da vida.

Esse tutorial ensinará passo-a-passo em duas etapas como criar uma barra de carregando de forma simples e fácil.

Crie um banco de dados Access qualquer. Com ele aberto, apenas crie um formulário em branco, como exibido abaixo:


Nomeie o formulário como achar melhor, mas no exemplo eu o nomeei como "frm_Loading" (sem as aspas). Posteriormente, crie um retângulo como mostrado a seguir:


O resultado inicial será esse:


Notem que foi criado também um "Carregando..." logo abaixo do retângulo. Esse "Carregando..." é apenas um rótulo, só para questões de estética.

Logo em seguida, copie o retângulo criado anteriormente, mude sua cor, remova sua borda e diminua sua largura e altura, de forma a ficar semelhante ao visualizado abaixo:


Renomeie esse novo retângulo. No nosso exemplo foi colocado o nome "barra_Carregando1":


Copie o retângulo criado no passo anterior e apenas aumente sua largura, de maneira que ele fique acima do retângulo "barra_Carregando1" e maior que ele, como visto abaixo:


Renomeie esse retângulo. O nosso se chamará "barra_Carregando2":


Em seguida, copie o retângulo criado no passo anterior, aumente o seu tamanho e renomeie ele. O nosso foi renomeado para "barra_Carregando3":


O resultado final dessa primeira etapa é o visto abaixo:


Lembrem-se da ordem que deve ficar cada um dos retângulos. O maior deve sempre ficar acima do menor.

A parte de criação e configuração dos objetos necessários para a nossa barra de carregando foi criada. Na próxima etapa faremos a parte lógica, ou seja, faremos a barra deixar de ser estática para ser dinâmica.

Download do arquivo de exemplo aqui.
Ir para a Parte 2 do tutorial aqui.


Nome do Autor

Sobre o autor

Flávio Santos é o editor-chefe do Tecla Ti. Vice campeão de todas as Américas em Tecnologia da Informação pela Worldskills Americas. Especialista Microsoft Office, programador VBA, C, JAVA, PHP e desenvolvedor de aplicações. Leia Mais sobre o autor >>>

2 comentários:

MUITO BOA VELHO CONSEGUI!!! VALEU PELA DICA

Gostaria de saber após ter realizado este procedimento como o mesmo pode ser inserido no access para que ele possa abrir outro formulario?

Postar um comentário