Agrupando Dados no Excel

Um dos recursos mais interessantes do Excel e que poucos usam ou sabem usar é o "Estrutura de Tópicos".

Esse recurso agrupa seus dados e permite que você oculte/exiba apenas os que desejar.

Considere a planilha de exemplo abaixo:


Para agrupar a primeira sequencia de dados, é necessário selecionar de "A1:B3", em seguida, ir na guia "Dados", grupamento "Estrutura de tópicos" e clicar em "Agrupar". Por fim, selecione "linhas" na caixa de diálogo que aparecerá:


Após clicar em "Ok", o resultado será como o visto abaixo:


Na parte esquerda, ao lado nos nomes de linhas, aparecerão dois números e um sinal de menos "-" que permitirá ocultar/exibir o intervalo anteriormente selecionado. Ao clicar no "-", todos os "Investimentos" e seus "Valores" serão ocultos, como visto abaixo:


Para reexibir seus dados, basta clicar no mais "+" que agora tomou o lugar do "-". Caso você deseje adicionar um agrupamento aos "Retornos" também, basta selecioná-los e repetir os passos acima. O resultado será o seguinte:


Agora existem dois sinais de "-", um para "Investimentos" e outro para "Retornos" cada um oculta/exibe os dados a eles relacionados.

Os agrupamentos são muito úteis quando temos uma grande planilha e queremos visualizar apenas partes específicas dela. Também é possível agrupar colunas, basta na caixa de diálogo escolher "colunas".

3 comentários:

  1. poxa!!! como procurei e nao encontrava!!! valeu pela info!!! bem explicado e simple!!!

    ResponderExcluir
  2. Flávio, como faço para o sinal de "-" ficar na parte superior da seleção?

    Leonardo

    ResponderExcluir